A Embasa lançou mais uma etapa do seu Programa de Energia Renovável com a publicação, em 28 de maio, de um edital para contratação de usinas que gerem energia limpa. A proposta prevê a locação de unidades na modalidade de geração distribuída ou autoconsumo, beneficiando principalmente estações de baixa tensão, responsáveis por cerca de 5% do consumo total da empresa.

O leilão está marcado para o dia 18 de junho e exige que as usinas participantes sejam movidas a fontes solar, eólica, biomassa ou pequenas centrais hidrelétricas, além de estarem localizadas na Bahia e prontas para operar em até 90 dias após a assinatura do contrato. A iniciativa reforça o objetivo de zerar o uso de energia de fontes não renováveis até 2026. (Saiba mais)
Segundo Thiago Ferreira, gerente de Energia Elétrica da Embasa, a companhia se destaca nacionalmente: “A Embasa é, proporcionalmente, a que mais utiliza energias renováveis no setor de saneamento brasileiro”. Ele lembra que mais de 3 mil unidades serão beneficiadas com o novo contrato.
O programa já rendeu reconhecimento à empresa, com prêmios no GRI Infra Awards Brazil 2024 e no Prêmio Nacional Universalizar. “Essa contratação representa um grande avanço na estratégia de uso de energias renováveis pela Embasa, alinhada ao planejamento estratégico da empresa”, afirma Thiago.