O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) iniciou nesta segunda-feira (12) sua visita oficial à China com uma série de reuniões com empresários em Pequim. No primeiro dia da agenda, Lula se encontrou com os CEOs da Envision Energy, especializada em turbinas eólicas, e da Norinco, conglomerado industrial com atuação em defesa, automóveis e eletrônicos. Durante a tarde, ele participa de encontros com representantes do setor de saúde e do encerramento do seminário Brasil-China.
A visita se intensifica na terça-feira (13), com a participação de Lula na cúpula da Celac com o governo chinês, e reuniões com altas autoridades, incluindo o primeiro-ministro Li Qiang e o presidente Xi Jinping. Segundo o Planalto, pelo menos 16 acordos devem ser firmados entre os dois países, reforçando a parceria estratégica em áreas como energia, saúde e indústria.
Lula desembarcou na China no sábado (10), acompanhado da primeira-dama Janja da Silva e de uma comitiva de ministros, após visitar a Rússia, onde participou de uma cerimônia oficial ao lado do presidente Vladimir Putin. O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), integrou-se à comitiva presidencial no domingo (11) e seguirá com agenda própria na China até a próxima semana. Já o retorno de Lula ao Brasil está previsto para a quarta-feira (14).