Em noite de reconhecimento, Jerônimo entrega medalhas da Ordem 2 de Julho a ícones da resistência baiana

Honraria máxima do Estado celebra nomes que lutam por justiça, democracia e cultura

Foto: Wuiga Rubini/GovBA
Foto: Wuiga Rubini/GovBA

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) entregou, na noite desta quinta-feira (31), as Medalhas da Ordem 2 de Julho – Libertadores da Bahia, durante cerimônia no Museu de Arte Contemporânea da Bahia, em Salvador. A honraria reconhece personalidades e instituições que contribuem com a defesa da liberdade, democracia e justiça social na Bahia.

“A Ordem 2 de Julho carrega um simbolismo profundo da resistência baiana e da construção do nosso país”, disse Jerônimo, que participou da cerimônia ao lado da primeira-dama Tatiana Velloso. A condecoração foi criada em 2010 e integra a programação dos 202 anos da Independência da Bahia.

Entre os homenageados, o jornalista e ex-deputado Emiliano José relembrou sua trajetória de resistência à ditadura militar. “Agradeço profundamente ao povo da Bahia, que me acolheu, lugar onde cheguei clandestino, vindo de São Paulo e lutando contra a ditadura no ano de 1970, quando fui preso. Passei quatro anos na prisão e continuei a luta”, afirmou.

Receberam ainda a medalha o cantor Adelmário Coelho, defensor da cultura nordestina, e a educadora Amabília Almeida, ex-deputada Constituinte e pioneira na luta pelos direitos das mulheres e da educação. Também recebeu ainda a Rádio Sociedade, com 101 anos de história. Ambos destacaram a emoção de receber uma medalha que carrega o espírito da luta do povo baiano.

Siga a gente no Insta | Face | TwitterYouTube | Whatsapp.

Acompanhe o Panorama da Bahia no Google Notícias e fique sempre bem informado.

Notou algum erro no texto acima? Por favor, nos informe clicando aqui.

Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

VEJA TAMBÉM

error: Conteúdo protegido.