Em Brasília, nesta quarta-feira (8), onde participou das cerimônias em defesa à democracia que marcaram os dois anos dos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) destacou que a Bahia sempre foi terra de resistência e continua sendo, na defesa da democracia. “Hoje é um dia de reflexão e memória sobre o ataque à nossa liberdade que não se concretizou graças ao nosso povo e às instituições”, disse o governador.
Os eventos organizados pelo Palácio do Planalto tiveram a presença do presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) e reuniram autoridades dos três Poderes e representantes de movimentos sociais para lembrar os desafios enfrentados pela democracia brasileira e reforçar o compromisso com a preservação do Estado Democrático de Direito.
Após o evento, Jerônimo ressaltou a importância de reforçar os valores democráticos: “Ao lado de Lula, viemos reafirmar a nossa posição firme em defesa da democracia. Ela tem um valor inegociável para todos nós, e é por isso que estamos aqui, comprometidos em garantir que atos de tentativa de destruição da nossa democracia jamais se repitam”. O chefe do Executivo baiano pontuou, ainda, que “a democracia é uma conquista diária, e devemos protegê-la sempre. Por isso, queremos que todo 8 de janeiro seja uma oportunidade para reafirmar a necessidade de garantir um futuro livre de autoritarismo”.