A vereadora Eliete Paraguassu (PSOL) acusou o vereador Cláudio Tinoco (União Brasil) de racismo durante a sessão plenária realizada na tarde desta segunda-feira (26) na Câmara Municipal de Salvador. A denúncia foi feita após a tumultuada sessão da última quinta-feira (22), quando sindicalistas e manifestantes invadiram a Casa para protestar contra o projeto de reajuste salarial do funcionalismo público, enviado pelo Executivo municipal.
Segundo Eliete, a violência verbal teria ocorrido em uma sala reservada, após a interrupção da sessão pelo protesto. “Tinoco, ele chateado e nervoso naquele momento, disse: ‘Vereadora, o seu lugar não é aqui, seu lugar é lá na rua, com seu povo’”, relatou a parlamentar. “Isso é racismo. Quando dizem a uma vereadora eleita que este não é o lugar dela, estão negando minha legitimidade. É meu lugar, sim, e deve ser ocupado por mim.”
Cláudio Tinoco negou a acusação de racismo e classificou a fala de Eliete como grave e infundada. O vereador também sugeriu que a colega registre uma ação disciplinar contra ele. “Se a senhora não o fizer, eu farei (contra ela)”, declarou.
