Dois projetos educacionais desenvolvidos por educadores da rede municipal de ensino de Lauro de Freitas foram vencedores do Prêmio “Caminhos para a Cidadania 2023”, promovido pela CCR. Esta iniciativa reconhece e incentiva a implementação de propostas pedagógicas que fomentam a cidadania e contribuem para o desenvolvimento das comunidades.

Uma das vencedoras, a professora de história e cultura, Gildete Melo, da Escola Municipal Tenente Gustavo, localizada no Parque São Paulo, foi reconhecida pelo seu projeto “Memórias Brincantes – Resgatando trajetórias ancestrais”. Este projeto visa promover uma educação afrocentrada, baseada na história local, especialmente em uma comunidade remanescente de quilombo. Gildete explicou que “o objetivo é resgatar a memória e a cultura da comunidade, buscando ressignificar o presente para construir um futuro coletivo e inclusivo”. Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.
Outro projeto premiado foi desenvolvido pelos professores Luciano Oliveira e Elton Nascimento, da Escola Municipal de Barro Duro. Sua proposta inovadora consiste na produção audiovisual, envolvendo os alunos na criação de filmes, programas de entrevistas, reportagens, vídeo aulas, podcasts e minisséries, promovendo o protagonismo estudantil e comunitário.
Luciano Oliveira compartilhou a trajetória do projeto: “Em 2015, criamos o projeto de audiovisual na Escola Barro Duro. Ao longo dos anos, acompanhamos o crescimento e o engajamento dos alunos, e agora, receber esse reconhecimento nacional é uma confirmação de que estamos no caminho certo para fazer a diferença na vida desses jovens e suas comunidades”. Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.
Além do reconhecimento, as escolas premiadas receberam um incentivo financeiro de R$ 30 mil cada, além de um notebook. Os educadores foram homenageados em um evento especial realizado em São Paulo, na última segunda-feira (15), onde puderam compartilhar suas experiências e inspirar outros profissionais da educação a promoverem projetos transformadores em suas comunidades.