O aniversário de 267 anos de emancipação política de Camaçari, celebrado neste domingo (28), teve como ponto alto o tradicional desfile cívico. Com o tema “Camaçari Educadora: Cuidados que inspiram e reconectam pessoas”, a programação reuniu escolas municipais em apresentações que valorizaram a cultura local, a história e os avanços da educação.
Mais de 300 estudantes desfilaram pela Avenida 28 de Setembro (antiga Radial A), explorando subtemas ligados à literatura, tecnologia, sustentabilidade e inclusão social. O espetáculo, marcado pelo colorido das bandeiras e pelo entusiasmo da comunidade, reforçou o papel da educação como eixo central no desenvolvimento da cidade. “Foi um trabalho intenso, construído com muito cuidado por toda a rede. Cada detalhe do desfile refletiu o compromisso da nossa educação com a formação, o afeto e a valorização da nossa história”, destacou Alexandra Pereira, diretora pedagógica da Secretaria de Educação (Seduc).
Entre as escolas participantes, a Angiolina Teixeira de Souza abordou o protagonismo da tecnologia, destacando as conexões entre o continente africano e a expansão industrial de Camaçari. “Trouxemos para a população a tecnologia, enfatizando a África, que é considerada o berço da ciência. Nosso município vive essa expansão e inovação, principalmente na indústria, com a chegada de fábricas de carro elétrico”, afirmou a professora Norma Ávila. Já a Monteiro Lobato levou a literatura de cordel para a avenida, valorizando a tradição representada por Mestre Bule-Bule.
A emoção também foi compartilhada pelos alunos. Júlia de Oliveira, 8 anos, da Escola Clube de Mães, participou pela primeira vez e não escondeu a alegria: “É a primeira vez que venho, pedi para minha mãe e ela deixou, aí estou aqui, feliz e falando do Planeta Terra”. A estudante Aisha Oliveira, 9 anos, da Angiolina Teixeira, reforçou o entusiasmo com a tradição: “Já é a quarta vez que desfilo. Eu gosto muito. Quando termina o desfile, já volto para casa dizendo para minha mãe que vou querer desfilar nos outros”.
O desfile também simbolizou os avanços recentes da educação pública no município. Atualmente, a rede municipal atende mais de 34 mil estudantes, sendo quase 5 mil em tempo integral – um crescimento de mil matrículas nesse regime em apenas um ano. Além disso, são mais de 50 escolas distribuídas em sete territórios educacionais, com nove salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE) e 64 novos cuidadores capacitados para fortalecer a inclusão.