O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), viralizou nas redes sociais ao publicar um vídeo abordando banhistas que utilizavam caixas de som na praia. A ação faz parte de uma campanha para reforçar a civilidade e o cumprimento da lei municipal que proíbe o uso de equipamentos de som na areia. Com tom bem-humorado, Paes chamou atenção para a necessidade de respeitar o espaço público e garantiu milhares de novos seguidores no Instagram.
No vídeo intitulado “Civilidade com Dudu”, Paes conversou com banhistas, explicando de forma leve e didática os problemas causados pelo uso de som alto. “Imagina se todo mundo pudesse ficar assim (aumenta o som). Incomoda. Praiazona, tem senhora, gosta de bossa nova. Imagina o cara que gosta de samba, o cara que gosta de rock’n roll, gosta de pagode”, disse o prefeito a um grupo de rapazes.
Além de destacar a importância do respeito ao direito ao sossego, Paes lembrou que a Guarda Municipal tem a missão de atuar em casos de desrespeito à norma, o que também gera custos para o município. A medida, segundo ele, busca não apenas reforçar a legislação, mas também conscientizar os cidadãos sobre o impacto da poluição sonora em áreas públicas.
Salvador
O problema de caixas de som também é recorrente na capital baiana, onde praias como Itapuã e Porto da Barra sofrem com a falta de respeito ao espaço público. Reclamações frequentes de moradores e turistas mostram a necessidade de maior fiscalização e campanhas de conscientização, para garantir o sossego e uma convivência harmônica nos espaços de lazer da capital baiana.
Assista: