O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL), filho 03 do presidente da República Jair Bolsonaro, é o parlamentar campeão no número de denúncias protocoladas no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados. A informação foi divulgada pelo UOL nesta segunda-feira (16).
No total, a Câmara recebeu 55 denúncias, das quais 26 foram contra deputados. Eduardo foi o que mais teve representações, foram 10 casos. Em seguida, aparece Daniel Silveira (PTB), com nove denúncias.
Atualmente, Eduardo Bolsonaro é investigado pelo Conselho de Ética por debochar do episódio de tortura sofrido pela jornalista Míriam Leitão durante a ditadura militar. A representação, protocolada pelo PSol e pela Rede Sustentabilidade, argumenta que o deputado pregou o rompimento da ordem constitucional e do regime democrático, fez apologia a crimes – especialmente a tortura – e atentou contra a dignidade do Parlamento.
O conselho é composto por 23 parlamentares, entre os quais, 16 são do Centrão, base de apoio do governo Bolsonaro. Dessa forma, parte das denúncias contra o deputado foram arquivadas.
Além do caso Míriam Leitão, que resultou em três representações contra o 03, Eduardo ainda recebeu denúncias por propor um “novo AI-5”, ato mais repressivo do regime militar.