O presidente do PT Bahia, Éden Valadares, analisou uma possível construção de chapa com o senador Angelo Coronel (PSD) para 2026. Além disso, ele ressaltou a legitimidade do político baiano em concorrer novamente ao cargo no próximo ano.
“A chapa é um desejo nosso do PT, mas ela só acontecerá se se mostrar mais competitiva e com mais chances de vitória, se os aliados concordarem e se conseguirmos encontrar o caminho”, disse Valadares.
Já sobre a reeleição de Coronel, Éden ainda destacou que, assim como no caso da senadora Lídice da Mata (PSB), há um critério de naturalidade para a reeleição, mas que, na conjuntura política, pode ser necessário fazer ajustes. “A naturalidade da reeleição de Lídice foi alterada para se adequar à conjuntura política, e o mesmo pode acontecer com Coronel”.
O presidente do PT Bahia também enfatizou a flexibilidade do PT para fazer as adaptações necessárias, de acordo com as circunstâncias políticas do momento. “Se a gente precisar fazer uma outra conformação e não der a naturalidade da reeleição de Coronel, será dialogado com o PSD, com o partido dele”, concluiu.