Durante a reunião com o governador Jerônimo Rodrigues, nesta quarta-feira (4), o reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Alessandro Fernandes, afirmou: “É o melhor momento da relação do Governo com as universidades estaduais. O governador tem ouvido reitores e reitoras, desde o início do governo, e também tem aberto o diálogo com sindicatos de docentes e técnicos, e com as representações estudantis”. Ele destacou a importância da parceria para promover avanços no ensino superior público.
A reitora da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Amali Mussi, também elogiou o compromisso do governo. “São ações proativas e comprometidas com resultados. Esse é o caminho do fortalecimento da educação e eu tenho certeza que nós vamos continuar avançando muito”, declarou. Já Adriana Marmori, reitora da Uneb, ressaltou que as medidas beneficiam diretamente técnicos e analistas: “Melhorar a remuneração dos técnicos é uma pauta antiga do sindicato, mas também uma pauta encabeçada por nós, reitores”.
Os reitores destacaram que o diálogo com o governo resultou em conquistas significativas para as universidades. “Estamos construindo um futuro melhor para os jovens baianos com essas medidas”, acrescentou Adriana Marmori. A reunião foi marcada pela aprovação de projetos de lei que incluem reajustes salariais, reestruturação de carreiras e novos contratos via Reda, fortalecendo o papel das instituições no estado.