Durante o cortejo do Dois de Julho, que celebra os 202 anos da Independência da Bahia, o presidente do PT estadual, Éden Valadares, comemorou a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pelo quarto ano consecutivo. “Receber o presidente Lula na Bahia é sempre motivo de honra, de orgulho e de alegria”, afirmou Éden em entrevista ao Panorama da Bahia, destacando a relação histórica de Lula com os baianos.
Para Éden, Lula tem um vínculo consolidado com o eleitorado do estado. “Desde 2002, o presidente Lula ganha na Bahia com ampla vantagem”, disse, lembrando que até candidatos apoiados por ele, como Dilma Rousseff e Fernando Haddad, venceram na região. O petista também exaltou o simbolismo da data e a valorização do processo de independência baiana.
O dirigente reforçou que Lula contribui para a preservação da memória histórica do Dois de Julho. “O presidente Lula ontem deu um presente ao povo brasileiro, que foi a restituição da verdade sobre a Independência da Bahia”, pontuou. Segundo ele, esse resgate ajuda a formar uma nova geração de cidadãos conscientes da importância das lutas iniciadas em 1822 e concluídas apenas em 1823.
Além de participar do cortejo, Éden comentou sobre o Processo de Eleições Diretas (PED) do PT, marcado para o próximo dia 6. Ele se mostrou otimista com a mobilização da militância. “Nossa expectativa é que esse seja o maior PED da história do PT da Bahia”, declarou, projetando ultrapassar os 40 mil votos, número bem acima dos 32 mil registrados em 2019.
📲 Fique sabendo primeiro. Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.
PED 2025
O PED 2025 vai envolver filiados em 381 municípios baianos para renovar as direções municipais, estadual e nacional. Cerca de 190 mil petistas estão aptos a votar, com previsão de forte disputa entre Tássio Brito — atual secretário de Finanças do PT e aliado de Éden e Jaques Wagner — e Jonas Paulo, ex-presidente do partido, representando a corrente Construindo um Novo Brasil.