O Orkut pode voltar a existir. Nesta quarta-feira (27), o site orkut.com foi reativado e passou a exibir uma nota na qual o projetista turco Orkut Buyukkokten, criador da rede social, informa estar “construindo algo novo”.
O texto relembra ainda o sucesso que a rede social fez e promete novidades em breve. Apesar de não trazer muitos detalhes sobre o novo projeto, o comunicado ganhou destaque nas redes sociais e diversos usuários comemoram um possível retorno da plataforma.
O Orkut foi criado em janeiro de 2004 e logo virou um fenômeno. O Brasil era o principal público do Orkut, que chegou a ter 30 milhões de usuários ativos no país. O Google comprou a rede social em 2008 e anunciou o seu fim em 2014.
Leia a íntegra do comunicado de Orkut Buyukkokten:
Oi
Eu sou Orkut. Há 17 anos, comecei uma pequena rede social enquanto era engenheiro no Google. Em apenas alguns anos, essa rede social – orkut.com – cresceu para uma comunidade de mais de 300 milhões de pessoas.
Acredito que orkut.com encontrou uma comunidade porque reuniu tantas vozes diversas de todo o mundo em um só lugar. Trabalhamos duro para tornar orkut.com uma comunidade onde o ódio e a desinformação não eram tolerados. Trabalhamos duro para fazer orkut.com uma comunidade onde você poderia ir conhecer pessoas reais que compartilhavam seus interesses, não apenas pessoas que gostaram e comentaram suas fotos.
O mundo precisa de bondade agora mais do que nunca. Há tanto ódio online hoje em dia, e nossas opções para encontrar e construir conexões reais são poucas e distantes entre si. Eu sempre acreditei que uma amizade é mais do que um pedido de amigo, e dediquei minha vida a ajudar milhões de vocês a construir conexões autênticas com seus vizinhos, familiares, funcionários e os belos estranhos que entram em suas vidas.
Nossas ferramentas online devem nos servir, não nos dividir. Eles devem proteger nossos dados, não vendê-los. Eles devem nos dar esperança, não medo e ansiedade. A melhor rede social é aquela que enriquece sua vida, mas que não a manipula. Eu quero que você seja capaz de ser o seu verdadeiro eu, on-line e off. Eu quero que você seja capaz de fazer conexões que grudam. Quero ajudá-lo a fazer isso com todo meu coração.
Sou otimista. Acredito no poder da conexão para mudar o mundo. Acredito que o mundo é um lugar melhor quando nos conhecemos um pouco mais. Foi por isso que criei a primeira rede social do mundo quando era estudante de pós-graduação em Stanford. É por isso que eu trouxe orkut.com para muitos de vocês ao redor do mundo. E é por isso que estou construindo algo novo. Te vejo depois!
Orkut