Durante a 6ª edição do Acampamento Terra Livre, realizada na área externa da Assembleia Legislativa da Bahia, o governador Jerônimo Rodrigues anunciou medidas que beneficiarão 143 comunidades indígenas no estado. Entre as ações, foram entregues 10 ambulâncias e equipamentos de saúde para diversas aldeias, totalizando um investimento de R$ 2,4 milhões. “Estamos falando de casas com dignidade para os povos indígenas, de sistema de água para comunidades sem acesso a água tratada”, declarou Jerônimo.
Além das ambulâncias, Jerônimo autorizou a construção de 38 Unidades Básicas de Saúde Indígena (UBSI) em 17 municípios, com um investimento de R$ 117 milhões. O governador destacou que esses esforços refletem a busca por “um arcabouço muito forte de saúde” nas aldeias, em parceria com a FUNAI e com emendas parlamentares que ajudarão no transporte de indígenas em emergências.
Na área da educação, o governador anunciou a construção de escolas de tempo integral e a modernização de unidades existentes para atender às necessidades específicas das comunidades indígenas. “Estamos tratando de melhorias para os professores da educação indígena, coordenadores pedagógicos e condições de respeito às mulheres”, enfatizou Jerônimo, mencionando as iniciativas para as “Salas Elas À Frente” em municípios com presença indígena.
A infraestrutura cultural também está no foco das ações, com a construção de oito Centros de Cultura Indígena, que apoiarão a preservação das tradições e o desenvolvimento de atividades artísticas e educacionais. “É um conjunto de investimentos que gera emprego e renda com artesanato”, explicou o governador, ressaltando o impacto das ações para o fortalecimento das culturas locais.
📲 Fique sabendo primeiro. Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.
O governador afirmou ainda que acompanhará a questão da demarcação de terras indígenas (Marco Temporal), buscando evitar conflitos. “Queremos que o agronegócio seja respeitado, mas que o conceito da demarcação seja igualmente reconhecido”, disse Jerônimo, reforçando o compromisso com uma convivência pacífica e o respeito aos direitos dos povos indígenas.
Assista ao vídeo: