O desfile cívico de 7 de Setembro em Salvador reuniu fanfarras da rede estadual de ensino, policiais e bombeiros militares, marcando a celebração dos 202 anos da Independência do Brasil. O evento começou no Corredor da Vitória, com o hasteamento das bandeiras, e contou com a presença de autoridades e uma grande participação popular. “Mais de dez mil pessoas participaram do ato, com todas as tropas e instituições envolvidas, celebrando o amor à pátria”, afirmou o coronel Marcelo Brum, do Exército.
Além das forças armadas e de segurança, as fanfarras escolares deram um show à parte, com mais de 600 estudantes representando nove unidades escolares da capital e 101 municípios baianos. “É um sentimento de amor, de paixão. A gente faz porque gosta e vivemos a cultura do Brasil”, disse Marcos Vinícius Santos, de 23 anos, porta cartel da Bamasi, do Colégio Estadual Américo Simas, de Lauro de Freitas.
O desfile contou ainda com a presença de 2 mil bombeiros e policiais militares, além de ex-alunos dos Colégios da Polícia Militar. A frota de veículos da corporação também foi exibida, com viaturas históricas e modernas, enquanto o público assistia a demonstrações de unidades especializadas, como o Bope e o Esquadrão de Polícia Montada.