O governador Jerônimo Rodrigues (PT) declarou oficialmente aberto o Carnaval de Salvador 2025 nesta quinta-feira (27), ao entregar as chaves da cidade ao Rei Momo Hudson Marcello, ao lado do vice-governador Geraldo Júnior (MDB) e do prefeito Bruno Reis (União Brasil). O evento no Campo Grande celebrou os 40 anos do Axé Music, reunindo grandes nomes da música baiana.
“Quero desejar muito sucesso a todos os artistas que fazem deste Carnaval o mais potente do mundo. O nosso compromisso é garantir uma festa democrática, respeitando pessoas com deficiência, crianças e mulheres”, afirmou Jerônimo.
No circuito Osmar, o governador acompanhou o desfile do Trio 40 Anos de Axé, que contou com Carlinhos Brown, Margareth Menezes, Daniela Mercury, Lazinho e percussionistas do Olodum, além de blocos tradicionais como Filhos de Gandhy e Ilê Aiyê. Ele também conferiu a passagem de trios apoiados pelo Governo do Estado, como BaianaSystem e Luiz Caldas, que levantaram o público com clássicos do axé.
Ao lado de Jerônimo, o coordenador do Carnaval da Bahia, Geraldo Júnior, destacou os investimentos na festa, incluindo reforço na segurança e na saúde pública. “Esse é o maior investimento na segurança da história do Carnaval. São 12 bairros em festa e 120 municípios abraçados por uma megaestrutura”, ressaltou. Na Barra-Ondina, atrações como Daniela Mercury, Ludmilla e Cheiro de Amor embalaram os foliões, marcando o início oficial da folia baiana.