O deputado estadual Diego Castro (PL) e o deputado federal Capitão Alden (PL) participaram na manhã deste domingo (7) de um ato no Farol da Barra, em Salvador, marcado por discursos em defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A mobilização ocorreu no Dia da Independência e reuniu apoiadores que afirmaram ver na manifestação um espaço de resistência política.
Durante a manifestação, Diego disse que a data simboliza a necessidade de reação popular. “Estamos nas ruas contra a tirania e a perseguição política escancarada. Esse é o momento de mostrar que não aceitamos calados o que está acontecendo com o presidente Bolsonaro e com todos aqueles que defendem o nosso projeto de país”, afirmou.
Já Capitão Alden destacou que o movimento buscou denunciar abusos institucionais. “Esse ato é em defesa da liberdade de expressão e contra a perseguição que vem sendo feita ao presidente Bolsonaro e a todos nós que acreditamos nesse projeto”, disse.
Segundo os parlamentares, o ato representou uma forma de contestação ao que classificam como “cerceamento político”. Alden acrescentou que a mobilização teve como mensagem central a preservação de direitos constitucionais. “Estamos unidos para dizer que não vamos abrir mão das garantias fundamentais previstas na Constituição. Liberdade não se negocia”, reforçou o deputado.
O caso
Atualmente, Bolsonaro está sob prisão domiciliar após o Supremo Tribunal Federal (STF) aceitar denúncia por envolvimento em suposta tentativa de golpe de Estado, com acusações que vão desde organização criminosa até plano de assassinato de autoridades como o presidente Lula e ministros do STF. Ele é réu no processo e está proibido de usar redes sociais, manter contato com certos agentes públicos e foi equipado com tornozeleira eletrônica, em decisão do ministro Alexandre de Moraes.