Search
Close this search box.

Deputados baianos defendem nacionalização do 2 de Julho

Parlamentares destacam importância histórica da data e pedem reconhecimento nacional

Deputados baianos defendem nacionalização do 2 de Julho
Foto: Luciano Barreto/PB
Foto: Luciano Barreto/PB

Nesta terça-feira (2), deputados estaduais participaram do tradicional desfile cívico e cultural do 2 de Julho em Salvador, marcando os 201 anos da Independência da Bahia. Durante as comemorações, os parlamentares acompanharam a estátua da cabocla, símbolo da independência baiana, e destacaram a relevância da data.

O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), Adolfo Menezes, representou o Poder Legislativo nos atos formais, como o hasteamento das bandeiras na Lapinha e a colocação de flores no túmulo do general Labatut, ao lado do governador Jerônimo Rodrigues, do prefeito Bruno Reis, do desembargador Lidivaldo Britto e do presidente do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), Joaci Góes. À tarde, Menezes participou do ato formal de encerramento das comemorações no Campo Grande. Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.

Proposta de Nacionalização

Anuncie no PB Branco

Durante as celebrações, Adolfo Menezes defendeu que o 2 de Julho seja reconhecido como uma data nacional. “Estamos em permanente atualização histórica, com base em novas pesquisas, e é hora de incluirmos o 2 de Julho como a real data da Independência do Brasil”, afirmou. Menezes argumentou que, de acordo com historiadores, os últimos soldados portugueses foram expulsos da Bahia em 2 de julho de 1823, marcando a verdadeira independência do país.

Os deputados que participaram da festa cívica enfatizaram a importância das celebrações. Robinson Almeida (PT) destacou que a data é uma oportunidade de lutar por melhorias para a população. “Negros e caboclos lutaram pela liberdade. Hoje, continuamos lutando por mais educação, segurança e moradia para o povo”, disse. Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.

A bancada de oposição também esteve presente no desfile. O líder da minoria na ALBA, deputado Alan Sanches (UB), ressaltou a necessidade de reverenciar os heróis da independência. “É preciso fortalecer a importância do povo baiano, corajoso, guerreiro e trabalhador. É uma festa do povo e, por isso mesmo, o povo deve ser bem tratado”, concluiu.

Siga a gente no Insta | Face | TwitterYouTube | Whatsapp.

Acompanhe o Panorama da Bahia no Google Notícias e fique sempre bem informado.

Notou algum erro no texto acima? Por favor, nos informe clicando aqui.

Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

PODCAST

REDES SOCIAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido.