Foto: Alberto Maraux/Ascom SSP
O deputado federal Léo Prates (PDT) apresentou um projeto de lei que pode transformar Salvador na capital do Brasil por um dia, sempre em 2 de Julho, data que marca a Independência da Bahia. A iniciativa, protocolada na Câmara dos Deputados, pretende oficializar a homenagem sem alterar o funcionamento da administração federal em Brasília.
Segundo o texto, a transferência seria simbólica e restrita a atos oficiais, sem impacto nas atividades essenciais do governo. Léo Prates lembra que medida semelhante já foi adotada neste ano, quando Belém assumiu simbolicamente o posto de capital durante a realização da COP30.
O parlamentar afirma que a proposta tem respaldo constitucional e destaca o simbolismo da data para o país. “A presente proposição busca reconhecer e valorizar a fundamental importância histórica da Bahia e do seu povo na luta pela independência e formação do Estado-Nação brasileiro”, disse Prates.
O projeto aguarda distribuição para as comissões temáticas da Câmara. Para Prates, a mudança representaria mais que uma homenagem. “Garantir que o protagonismo baiano seja devidamente reconhecido em nível nacional”, disse.
Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br