O deputado estadual Hassan (PP) apresentou na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) uma moção de congratulação em homenagem ao Dia do Repórter Fotográfico, celebrado em 2 de setembro. A iniciativa ressaltou a relevância da categoria para o registro histórico e jornalístico. “Através dos repórteres fotográficos da Ascom/Alba cumprimento esses profissionais que realizam a missão de transmitir o registro fiel de fatos históricos, políticos, sociais, esportivos e culturais”, afirmou o parlamentar.
Na ocasião, Hassan parabenizou os fotógrafos da Assessoria de Comunicação da Alba — Paulo Cezar Rodrigues de Almeida, Paulo Mocofaya, Carlos Amilton Oliveira de Novaes, Neuza Menezes, Juliana Andrade, Vanner Casaes e Sandra Travassos — além dos profissionais de veículos de imprensa que acompanham o dia a dia do Legislativo e aqueles que atuam nos gabinetes parlamentares.
O deputado destacou que o trabalho desses profissionais vai além do simples registro visual, pois garante à sociedade acesso às decisões e debates realizados no Parlamento. “Eles transmitem à sociedade as decisões e assuntos que afetam a vida da população, permitindo registrar a atuação dos parlamentares na defesa de suas proposições”, pontuou.
Ao relembrar a história da imprensa, Hassan mencionou que a fotografia ganhou protagonismo no jornalismo a partir de 1880, quando o jornal Daily Herald, de Nova York, publicou a primeira imagem em suas páginas. Para ele, desde então a profissão se tornou indispensável: “Muitas vezes a fotografia fala mais, revela mais que um texto. Uma foto bem elaborada que captura o momento exato de uma ação importante é algo sensacional”.
O parlamentar também citou a repórter fotográfica Margarida Neide, referência na Bahia, para reforçar que “a lente é uma extensão do profissional, que tem a missão de contar com imagens fatos que palavras não conseguem descrever”. Para Hassan, celebrar a data é uma forma de valorizar quem, com ética e sensibilidade, enfrenta condições adversas para documentar a verdade e oferecer ao público uma visão clara e humana dos acontecimentos.