Search
Close this search box.

Deputado Hassan cobra ação da ANTT para conter tragédias na BR-116 e aponta estatísticas alarmantes

Dados da PRF revelam aumento preocupante de acidentes e mortes; parlamentar convoca nova audiência na ANTT

Hassan solicita reestruturação do abastecimento de água em Jequié
Foto: Eduardo Tito
Foto: Eduardo Tito

O deputado municipalista Hassan (PP) está cobrando medidas urgentes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para evitar novas tragédias na BR-116, administrada pela concessionária ViaBahia. Analisando estatísticas da Polícia Rodoviária Federal da Bahia (PRF), o parlamentar expressou sua preocupação com o estado de abandono da rodovia, ressaltando que “a situação atual apresenta uma perspectiva sombria”.

Segundo dados da PRF, apenas no mês de janeiro de 2023, foram registrados 37 acidentes no trecho não duplicado da BR-116, resultando em quatro mortes. No mesmo período deste ano, em 2024, esses números aumentaram para 52 acidentes, com 24 vítimas fatais. Diante desses dados alarmantes, Hassan alerta que, se a ANTT não intervier no contrato de concessão com a ViaBahia, a perda de vidas será inevitável.

Hassan, que tem sido um defensor incansável da retomada das obras de duplicação da BR-116, anunciou a intenção de propor uma nova audiência na ANTT junto à Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). O deputado visa pressionar pela adoção de providências contra o descaso da ViaBahia e exigir a retomada imediata das obras de duplicação.

Anuncie no PB Branco

Números atualizados pela PRF nesta segunda-feira (29) destacam que, no trecho já duplicado da BR-116, de Feira até o Paraguaçu, ocorreram 11 acidentes em janeiro do ano passado, sem registro de vítimas fatais. No mesmo período deste ano, foram seis acidentes, também sem óbitos, indicando uma redução significativa no índice de ocorrências.

“Até quando vamos conviver com mortes diárias em nossas estradas, provocadas pela omissão, desmandos e irresponsabilidade desta que é a pior concessionária do Brasil, diante do silêncio da ANTT?”, questiona Hassan. Ele lembra que há um ano vem lutando e chamando a atenção para que a ViaBahia honre o contrato que assinou com o Ministério dos Transportes e cumpra suas obrigações, dentre elas a duplicação da BR-116, do Paraguaçu até a divisa com Minas Gerais.

Hassan conclui, enfatizando a necessidade de responsabilização da ViaBahia, a urgência de ação por parte da ANTT e a importância do judiciário dar continuidade às ações contra a concessionária. Ele questiona quantas mais vidas serão perdidas antes que a situação seja resolvida e insta os órgãos de controle a esclarecerem publicamente a situação, afirmando que “basta dessa barbárie nas estradas” e “ninguém aguenta mais”.

Siga a gente no Insta | Face | TwitterYouTube | Whatsapp.

Acompanhe o Panorama da Bahia no Google Notícias e fique sempre bem informado.

Notou algum erro no texto acima? Por favor, nos informe clicando aqui.

Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE

PODCAST

REDES SOCIAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido.