Foto: Reprodução
O deputado estadual Kléber Cristian Escolano de Almeida, conhecido como Binho Galinha (PRD), foi preso nesta sexta-feira (3) após se entregar ao Ministério Público da Bahia (MP-BA) em Feira de Santana. Ele estava foragido desde a deflagração da Operação Estado Anômico, no último dia 1º. A prisão preventiva foi cumprida por agentes policiais e promotores do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), que escoltaram o parlamentar até Salvador, onde ficará custodiado.
Segundo as investigações, Binho Galinha é apontado como líder de uma organização criminosa com práticas milicianas, atuante principalmente em Feira de Santana. O grupo é acusado de envolvimento em crimes como lavagem de dinheiro, jogo do bicho, agiotagem, tráfico de drogas, comércio ilegal de armas, obstrução da justiça, usurpação de função pública e embaraço a investigações.
O deputado já responde a duas ações penais decorrentes da Operação El Patrón, deflagrada em 2023. Ele foi denunciado pelo MPBA por lavagem de dinheiro, agiotagem, receptação qualificada e jogo do bicho. As investigações apontam ainda que a organização criminosa possui uma estrutura complexa, com divisão de funções entre os integrantes, incluindo policiais militares.
No total, dez pessoas foram presas na Operação Estado Anômico, entre elas a esposa do parlamentar, Mayana Cerqueira da Silva, e seu filho, João Guilherme Cerqueira da Silva Escolano. Até o momento, 15 pessoas já foram denunciadas pelo Ministério Público por participação no grupo liderado por Binho Galinha.
Sucessão na ALBA
Com a prisão do deputado Binho Galinha (PRD), a Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) deve oficializar a convocação do suplente Josafá Marinho (PRD). Em 2022, Marinho ficou como o segundo mais votado do partido, mas não conseguiu se eleger. Ele já exerceu mandato anteriormente, também na condição de suplente, após a cassação do então deputado Pastor Tom, e agora deve retornar ao Legislativo para ocupar a vaga aberta.
Nota da assessoria
Em nota, a assessoria de Binho Galinha informou que o deputado se apresentou ao Ministério Público acompanhado por advogados e segue à disposição da Justiça. O parlamentar afirma colaborar com as investigações, reforça confiança no devido processo legal e diz acreditar que “a verdade será restabelecida ao longo do processo”.
Fique sabendo primeiro. Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.
Confira a nota na íntegra:
O deputado estadual Binho Galinha (PRD) se apresentou na tarde desta sexta-feira (3) ao Ministério Público da Bahia (MP), em Feira de Santana. Acompanhado por advogados, ele foi encaminhado para Salvador onde permanecerá à disposição da Justiça. O parlamentar reforça que tem colaborado com as autoridades desde o início das investigações e reafirma sua confiança na Justiça, destacando que todos os fatos serão devidamente esclarecidos ao longo do processo. Binho Galinha também ressaltou que continuará prestando todas as informações necessárias e confia que a verdade será restabelecida, reafirmando o compromisso com o devido processo legal.
Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br