A prefeita de Lauro de Freitas, Débora Regis, anunciou que nesta terça-feira (14), o pagamento referente ao piso salarial da Enfermagem e o 13º da categoria foi efetuado. Ela ainda comunicou que os demais servidores da saúde receberão o salário, referente ao mês 12, na quinta-feira (23) da semana que vem.
O salário creditado em conta nesta terça (14), é resultado dos esforços da atual administração municipal em resolver a questão de folha de pessoal deste grupo, referente ao mês de novembro, pendente pela gestão anterior.
“Assumimos o mandato encarando os ônus e bônus. Realizamos o levantamento financeiro da Secretaria da Saúde e já efetuamos o pagamento do piso da Enfermagem nesta terça, referente ao mês de novembro e o complemento ao 13º salário”, disse Débora.
Apesar das boas notícias, a prefeita reconheceu as adversidades encontradas na prefeitura quando assumiu o cargo. O governo segue determinado em encontrar uma alternativa legal para pagar aos demais servidores efetivos e ocupantes de cargos comissionados, temporários (TDs).
“A Prefeitura não tem esse dinheiro em caixa. O Fundeb [Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação], por exemplo, não pode ser utilizado para cobrir despesas de anos anteriores e nem despesas de pessoal, e isso limita as nossas opções. Por isso, estamos propondo uma série de medidas: como acumular recursos para pagar a dívida integralmente ou até mesmo realizar o pagamento de forma parcelada, conforme a disponibilidade”, explicou ela.