Foto: Tiago Pacheco/PMLF
A prefeita de Lauro de Freitas, Débora Regis (União Brasil), lançou nesta sexta-feira (31) o Programa Recicla Lauro, voltado à ampliação da coleta seletiva e à promoção da gestão adequada dos resíduos sólidos urbanos. O evento foi realizado na Praia de Buraquinho e contou com a presença de autoridades municipais, representantes da Cooperativa de Catadores de Lauro de Freitas (CAELF) e moradores da região.
A iniciativa, desenvolvida pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (SEINFRA), está alinhada à Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010) e propõe uma ação integrada entre poder público e cooperativas. O objetivo é reduzir o volume de lixo enviado aos aterros, preservar recursos naturais e gerar renda por meio da valorização dos materiais recicláveis.
Durante o lançamento, Débora destacou a importância da parceria com a cooperativa. “Hoje assinamos esse termo em parceria com a CAELF, porque isso vai facilitar muito o trabalho deles, que já realizam uma atuação importante na cidade, reduzindo o volume de lixo destinado aos aterros. Com o Recicla Lauro, vamos poder ver uma cidade mais limpa e mais organizada. Esse é apenas o primeiro de muitos projetos”, afirmou.
A presidente da CAELF, Cleide Lisboa, ressaltou que a parceria trará benefícios ambientais e sociais. “Esse projeto é de extrema importância, não só para Lauro de Freitas, mas para todo o meio ambiente. Através da nossa atividade, podemos gerar mais trabalho e renda para a cidade”, disse.
De acordo com a SEINFRA, a coleta porta a porta será executada pelo Consórcio Nova Cidade, responsável pela limpeza urbana do município, sempre entre 8h e 15h. Nesta primeira fase, o serviço será realizado em Buraquinho, onde também funcionará a primeira Estação de Reciclagem, instalada no estacionamento da praia.
Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br