O consumo mundial de tabaco tem apresentado uma queda significativa, conforme apontado pelo mais recente relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS). O documento destaca que o número de adultos consumidores de tabaco diminuiu nos últimos anos, passando de um em cada três na virada do milênio para um em cada cinco em 2022.
A pesquisa da OMS analisa as tendências do tabagismo entre 2000 e 2030, evidenciando que 150 países conseguiram reduzir com sucesso o consumo de tabaco. Embora as taxas de tabagismo estejam em declínio na maioria dos países, o relatório alerta que as mortes relacionadas ao tabaco devem permanecer elevadas nos próximos anos, totalizando mais de 8 milhões anualmente, incluindo 1,3 milhão de não fumadores expostos ao fumo passivo.
O estudo também aponta que, mesmo com a diminuição do número de fumantes, a OMS estima que o objetivo de reduzir o consumo de tabaco em 30% entre 2010 e 2025 pode não ser alcançado. Enquanto 56 países, incluindo o Brasil, estão no caminho para atingir essa meta, seis nações, como Congo, Egito, Indonésia, Jordânia, Omã e Moldávia, registraram um aumento no consumo desde 2010.