O Conexão Saúde chegou a Vila de Abrantes nesta sexta-feira (29), transformando a Praça da Matriz em um grande centro de atendimento. A iniciativa da Secretaria de Saúde de Camaçari (Sesau) busca reduzir filas e ampliar o acesso a consultas e exames especializados. A vendedora Laize dos Santos, de 21 anos, que compareceu acompanhada do filho de três anos, resumiu a experiência: “Um projeto muito bom, que representou uma ajuda maravilhosa para todos nós”.
No local, os moradores puderam realizar exames laboratoriais, ultrassonografias, consultas em diversas especialidades médicas e atendimentos odontológicos. Laize destacou a atenção da equipe e a variedade de serviços. “Fui atendida pela dentista, tive atendimento nutricional, fiz auriculoterapia e testes rápidos. Meu filho também passou por atendimento odontológico, e tudo foi ótimo. O projeto dá mais acesso e facilita o atendimento de saúde”, contou.
Durante a abertura, o prefeito Luiz Caetano (PT) lembrou o desafio de enfrentar a longa fila de espera encontrada ao assumir a gestão. “Ao assumir o governo, encontramos uma lista de espera com dezenas de milhares de pacientes aguardando atendimento. Estamos trabalhando para levar a saúde para perto das pessoas e ampliar o acesso. E essa ação, o Conexão Saúde, vai continuar atendendo outras comunidades de Camaçari”, afirmou.
A secretária de Saúde, Rosangela Almeida, também destacou o alcance da ação. “Hoje, damos a largada do Conexão Saúde. Estamos atendendo cerca de 1.500 pessoas que aguardavam atendimento nas unidades de saúde da região de Abrantes. É a saúde mais perto da comunidade”, reforçou. Além da assistência médica, a programação incluiu vacinação, prevenção de doenças, terapias alternativas, serviços de nutrição e saúde animal, além de orientações e suporte da Ouvidoria SUS e da Central de Regulação.
📲 Fique sabendo primeiro. Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.
O evento segue até sábado (30), das 7h às 16h, e atende moradores de Buris, Estiva, Fonte da Caixa, Cajazeiras, Cordoaria, Catu, Mutirão e Machadinho, além de Vila de Abrantes. A ação também contou com a parceria de outras secretarias, como a de Cultura, que promoveu apresentações artísticas, e a da Mulher, que ofereceu apoio jurídico, social e psicológico.