O Governo do estado, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), publicou no Diário Oficial deste sábado (28) um novo edital do programa Conecta Bahia, que visa ampliar o acesso à internet gratuita em locais públicos. A iniciativa prevê a instalação de até 1500 novos pontos de Wi-Fi ao longo dos próximos três anos, com um investimento que pode chegar a R$ 100 milhões, dependendo de recursos de emendas parlamentares, apoio federal e financiamentos internacionais.
Segundo o secretário da Secti, André Joazeiro, o programa tem um importante caráter social ao disponibilizar internet gratuita para comunidades de baixa renda. “Agora, além de expandir o serviço em praças, vamos priorizar povos originários e comunidades tradicionais, garantindo conectividade para aldeias e quilombos”, afirmou.
O coordenador Geral de Infraestrutura de TI da Secti, Murilo Serafim, destacou que “o Conecta Bahia oferece aos cidadãos a possibilidade de acessar serviços públicos, cursos gratuitos e até realizar consultas médicas online”. Na primeira fase do programa, já foram instalados 375 pontos de conexão em mais de 180 municípios, com um investimento de R$ 12 milhões.