Membro titular da Comissão de Finanças, Orçamento, Fiscalização e Controle da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), o deputado Hassan (PP) analisou e apresentou, durante a reunião do colegiado nesta terça-feira (11), parecer favorável ao projeto de lei 22.205/2017, da deputada Fabíola Mansur. A proposta institui o Dia Estadual da Poesia, celebrado em 14 de março, em homenagem ao poeta Antônio Frederico Castro Alves. Ao elogiar a iniciativa da colega, Hassan destacou que “essa iniciativa valoriza a poesia, grande motivadora do hábito da leitura, que devemos sempre incentivar”. O parecer foi aprovado por unanimidade.
O parlamentar ressaltou a importância da data como forma de conscientização sobre o valor da poesia na literatura, pontuando que “a poesia é um meio valioso para despertar o amor pela língua pátria, além de permitir a descoberta da linguagem escrita, a compreensão e significado dos textos, hoje tão exigidos nos exames que abrem as portas das universidades”.
Ele também enfatizou o papel da poesia no desenvolvimento intelectual dos estudantes, destacando que o ensino do gênero literário contribui para a aprendizagem por meio de rimas, sons e ritmos. Para Hassan, a modernidade tecnológica tem afastado as práticas escolares da experiência poética, reduzindo o contato dos alunos com a criação de poemas e declamações.