A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados irá realizar, no próximo 28 de maio, uma audiência pública para discutir as invasões de terra no Extremo Sul da Bahia. A solicitação foi feita pela Associação do Agronegócio do Extremo Sul da Bahia (Agronex), que pediu intervenção urgente diante do agravamento da situação na região.
“Os produtores, suas famílias e a população do Extremo Sul da Bahia clamam por atenção, ajuda, justiça e para que os órgãos constituídos tomem as medidas necessárias para garantir a paz, a lei, a ordem, o direito de propriedade e o cumprimento das decisões judiciais”, destacou o presidente da associação Mateus Bonfim.
De acordo com relatos divulgados pela associação, algumas famílias estão desabrigadas e sem sustento, vivendo sob ameaças constantes. No documento enviado à presidência da Comissão, a Agronex também citou a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que proíbe a retirada de ocupantes de terras sem prévia e justa indenização.