ALBA aprova audiência sobre setor bancário e cobra ações por obras e infraestrutura na Bahia

Comissão presidida por Eduardo Salles também debateu ferrovia, ponte do Jequitinhonha, Canal do Sertão e projetos de lei

Foto: Neuza Menezes/Agência ALBA
Foto: Neuza Menezes/Agência ALBA

Na primeira reunião ordinária após o recesso, a Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) aprovou, nesta terça-feira (5), a realização de duas audiências públicas. Uma delas, proposta pelo deputado Bobô (PCdoB), tratará dos desafios enfrentados por trabalhadores do setor bancário privado, com foco no Banco Santander. O parlamentar criticou o fechamento de agências, a terceirização e a pejotização, apontando prejuízos aos bancários e à população do interior.

Também foi aprovada a audiência proposta por Eduardo Salles (PP) para apresentação do projeto de ferrovia entre Salvador e Feira de Santana. O deputado ainda criticou uma portaria da Procuradoria-Geral do Estado e da SDR que, segundo ele, gera insegurança jurídica sobre mais de 8 mil hectares de terras produtivas no oeste baiano. Ele afirmou que os produtores investiram fortemente nas áreas, hoje entre as maiores produtoras de soja do país.

A comissão comemorou a emissão da ordem de serviço para a construção da nova ponte sobre o Rio Jequitinhonha, na BR-101, que será erguida sem a necessidade de demolir a estrutura atual. Salles elogiou a atuação da deputada Cláudia Oliveira (PSD) na articulação da obra. Já o deputado Radiovaldo Costa (PT) denunciou o abandono da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) em Alagoinhas e defendeu reunião com a Casa Civil para tratar do financiamento ao estaleiro Enseada, que pode gerar 5 mil empregos.

O Canal do Sertão também entrou na pauta. Bobô cobrou a continuidade do projeto de transposição do Rio São Francisco, lembrando que a primeira etapa foi anunciada pelo presidente Lula. “Uma parte do norte da Bahia passa por um perrengue grande. A transposição beneficiará muito a população dessa região”, afirmou. Pedro Tavares (UB), por sua vez, pediu providências ao governador Jerônimo Rodrigues para recuperação da BA-046, entre Canarana e Barro do Meio.

Três projetos de lei foram distribuídos para relatoria. Radiovaldo Costa ficou responsável por analisar o PL sobre sessões de cinema acessíveis para pessoas com deficiência. Cláudia Oliveira relatará a proposta que obriga supermercados a reservarem espaço para produtos orgânicos, enquanto Bobô será o relator do PL que prevê a instalação de garrafas térmicas em ônibus de passageiros no estado.

Siga a gente no Insta | Face | TwitterYouTube | Whatsapp.

Acompanhe o Panorama da Bahia no Google Notícias e fique sempre bem informado.

Notou algum erro no texto acima? Por favor, nos informe clicando aqui.

Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

VEJA TAMBÉM

error: Conteúdo protegido.