O deputado estadual Hassan (PP) lançou, pelo terceiro ano seguido, uma campanha de conscientização voltada aos motoristas que trafegam nas BRs 116, 324 e 101, especialmente durante os festejos juninos. Ele alerta para os riscos nas estradas baianas, que, segundo o parlamentar, “ainda estão em péssimo estado de conservação” após anos sob responsabilidade da ViaBahia. “O Dnit está realizando reparos emergenciais, mas não sabemos se até o início do São João tudo estará pronto”, afirmou.
Para ampliar o alcance da ação, Hassan utilizará redes sociais, mídia e outdoors nas rodovias com mensagens de alerta. Ele também encaminhou ofícios ao Ministério dos Transportes, à ANTT e ao Dnit pedindo a realização de uma “Operação Festejos Juninos”, com suporte emergencial e reforço nas ações de segurança viária. “O fluxo cresce muito nos períodos de festa, e, infelizmente, também os acidentes, muitos fatais”, disse.
A expectativa da PRF é de que o tráfego nas BRs 116 e 324 chegue a 100 mil veículos por dia entre 18 e 25 de junho, um aumento de 400%. Apesar do pedido de Hassan para abrir as cabines do antigo pedágio da BR-324, o governo decidiu manter apenas as faixas laterais liberadas. O deputado reforça que “álcool não combina com direção” e cobra medidas urgentes: “Os motoristas continuam sem assistência básica e estão expostos a riscos graves.”