A Central de Regulação de Camaçari contabilizou 90 mil atendimentos entre janeiro e abril de 2025, resultado da descentralização do serviço de marcação de consultas e exames nas 42 Unidades de Saúde da Família (USF). Procedimentos mais complexos, como tomografia e ressonância, continuam sendo agendados na sede da Regulação, no centro da cidade. Só neste período, foram realizados mais de 15 mil exames laboratoriais e 6.570 consultas com oftalmologistas, além de 86 mil atualizações no Cartão SUS.
A presença de reguladores em todas as unidades básicas tem garantido maior agilidade. “Foi bem rápido”, avaliou a cozinheira Maria Edilza dos Santos, que agendou um exame de pressão arterial. Já a dona de casa Adriana Barros, que usou o SUS pela primeira vez, destacou que a espera entre consulta e exame foi de cerca de uma semana. A rede inclui ainda equipamentos como o CEONC, CAPS, Unifal e Policlínica.
Além das marcações, a Regulação também gerencia o Serviço de Transporte ao Usuário (STU) e mutirões mensais como o realizado na UBS Vila de Abrantes. O diretor da Regulação, Lúcio Guimarães, ressaltou que, só até abril, foram ofertadas 60 mil consultas, com mais 30 mil atendimentos realizados em maio. “Estamos correndo para que essas pessoas tenham acesso às especialidades”, disse.
Guimarães explicou que o sistema enfrenta desafios, como reestruturação física, reorganização de agendas e retomada de prestadores do SUS. Entre os maiores obstáculos está a demanda reprimida de exames complexos com espera de até três anos. “Hoje temos a responsabilidade de avaliar e ajustar o funcionamento da rede, buscando profissionais capacitados para oferecer o cuidado que nossa população merece”, concluiu.