O governador Jerônimo Rodrigues anunciou, neste sábado (26), R$ 179,5 milhões em investimentos para modernizar a Fundação Baiana de Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico (Bahiafarma), em Simões Filho. O projeto prevê a ampliação da produção de comprimidos, cápsulas e testes rápidos, além da instalação de sistemas de energia solar e novos geradores, fortalecendo a capacidade de atendimento ao SUS.
Durante o evento, Jerônimo destacou a importância estratégica da Bahiafarma para a autonomia nacional na produção de medicamentos, enquanto a secretária da Saúde, Roberta Santana, reafirmou o objetivo de tornar o laboratório um dos principais do país. Com as melhorias, a Bahiafarma poderá atingir a produção anual de 370 milhões de comprimidos, 111 milhões de cápsulas e 75 milhões de testes rápidos.
Além do investimento na Bahiafarma, o governador autorizou a ampliação do Hospital Geral de Camaçari, a construção de UPAs em Abrantes e Monte Gordo, e entregou ambulâncias do Samu para municípios baianos. A agenda também incluiu a vistoria às obras da Policlínica Regional de Camaçari, destacada pelo ministro Alexandre Padilha como modelo para o PAC Saúde no país.