Foto: Feijão Almeida/GovBA
O Governo da Bahia vem promovendo, desde 2023, uma das maiores reestruturações da segurança pública da história do estado. Com investimentos que superam R$ 1 bilhão, a gestão ampliou efetivos, renovou a frota e incorporou novas tecnologias para modernizar o trabalho das forças policiais e de resgate. Novas medidas também foram anunciadas nesta terça-feira (4) para atuação estratégica no combate ao crime e na prevenção à violência na Bahia.
Nesse período, 7.300 novos agentes ingressaram nas corporações entre convocados e concursados. Outros 2.084 policiais militares e 422 bombeiros estão em formação e devem reforçar o policiamento e as ações de emergência nos próximos meses. A estrutura também foi fortalecida com a entrega de 6.300 viaturas, 20 mil coletes balísticos, 3.787 armas de grosso calibre e um novo helicóptero destinado ao Corpo de Bombeiros. O conjunto de investimentos faz parte de uma política de segurança que alia presença ostensiva, integração e tecnologia.
Hoje, a Bahia abriga o maior centro de operações integradas da América Latina, com 19 unidades interligadas em todo o território. O sistema de reconhecimento facial, já implantado em 81 municípios, resultou em mais de 3.700 prisões apenas no primeiro semestre de 2025. Outro avanço é a expansão do uso de câmeras corporais nas unidades operacionais, ampliando a transparência e o controle das ações policiais.
Para o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, o conjunto de ações representa um novo ciclo para a segurança baiana. “A Bahia está consolidando um novo patamar de estrutura e eficiência na segurança pública. Estamos investindo na ampliação do efetivo, na formação de novos profissionais e em tecnologia, garantindo respostas mais rápidas e qualificadas em todas as regiões do estado”, ressaltou Werner.
Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br