O governador Jerônimo Rodrigues (PT), participou nesta terça-feira (5) da 5ª Reunião Plenária do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável, o “Conselhão”, realizada no Palácio do Itamaraty, em Brasília. O evento contou com a presença do presidente Lula, do vice Geraldo Alckmin, de diversos ministros e governadores, e abordou temas estratégicos para o futuro do país, com foco em inclusão, inovação e sustentabilidade.
Um dos momentos marcantes da plenária foi o posicionamento do presidente Lula contra a decisão dos Estados Unidos de elevar tarifas sobre produtos brasileiros. Lula classificou a medida como “lastimável” e defendeu o respeito à soberania entre os países. “Quando começamos a dar palpite nos assuntos de outros países, ferimos algo sagrado: a soberania”, declarou.
Jerônimo reforçou o impacto da decisão norte-americana nos estados do Nordeste e pediu união entre os entes federativos para proteger setores produtivos. “O Conselhão é um espaço de construção coletiva. Levamos a voz da Bahia e debatemos soluções com o governo federal para enfrentar o tarifaço”, afirmou, celebrando também o Brasil fora do Mapa da Fome como conquista de políticas públicas como o programa Bahia Sem Fome.
Durante o encontro, foram apresentadas entregas nas áreas de educação, infância, cidadania, transição digital, meio ambiente e desenvolvimento econômico. A nova composição do colegiado do Conselhão também tomou posse, com a missão de assessorar o governo federal nos próximos dois anos.