Search
Close this search box.
,

Testagem de ISTs no São João da Bahia detecta casos positivos e reforça cuidados

Sesab realiza mais de 1.100 testes rápidos em Ibicuí, identificando casos de HIV e Sífilis

Foto: Ana Beatriz Pires/GovBA
Foto: Ana Beatriz Pires/GovBA

Durante o São João da Bahia 2024, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) tem intensificado os cuidados com a saúde dos festeiros. Em Ibicuí, no sul do estado, um estande de testagem de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) já realizou mais de 1.116 testes rápidos para HIV, Sífilis, e Hepatites B e C nos primeiros três dias de festa.

O engenheiro Ramon Santos, de 34 anos, de Lauro de Freitas, aproveitou a oportunidade para fazer os testes. “Achei a iniciativa interessante. O momento é de festa, mas dá pra se cuidar também. Fiz os testes e os resultados foram bem rápidos, tudo bem organizado,” avaliou. Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.

Somente no sábado (22), foram realizados 520 testes, com um resultado positivo para HIV e três para Sífilis. Ao longo dos três dias de festa, foram detectados um caso positivo para HIV e cinco para Sífilis. Os exames são gratuitos e os resultados saem em aproximadamente 10 minutos.

Os indivíduos que testaram positivo receberam orientações e encaminhamentos para serviços de saúde especializados. Aqueles com resultado positivo para Sífilis puderam iniciar o tratamento no próprio estande, com a aplicação de penicilina benzatina (Benzetacil).

A coordenadora de Doenças e Agravos Transmissíveis da Sesab, Eleuzina Falcão, destacou a importância do diagnóstico precoce. “Nosso compromisso é ampliar o diagnóstico das infecções sexualmente transmissíveis, assegurar o tratamento e garantir qualidade de vida ao paciente. A procura pela testagem está sendo grande em todos os sete estandes montados em Salvador e no interior, e isso nos enche de alegria. Seguiremos levando saúde até o último dia de São João,” afirmou.

Siga a gente no Insta | Face | TwitterYouTube | Whatsapp.

Acompanhe o Panorama da Bahia no Google Notícias e fique sempre bem informado.

Notou algum erro no texto acima? Por favor, nos informe clicando aqui.

Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE
master banner

PODCAST

REDES SOCIAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido.