Coletivos Bahia pela Paz intensificam ações do Setembro Amarelo com foco na juventude

Atividades em Salvador e Feira de Santana buscam prevenir suicídio e fortalecer saúde mental em territórios vulneráveis

Coletivos Bahia pela Paz intensificam ações do Setembro Amarelo com foco na juventude
Foto: Laerte Santana/Coletivos Bahia pela Paz
Foto: Laerte Santana/Coletivos Bahia pela Paz

O Setembro Amarelo, campanha nacional de prevenção ao suicídio, ganha força na Bahia com a mobilização dos Coletivos Bahia pela Paz em Salvador e Feira de Santana. As ações são voltadas especialmente a jovens em situação de vulnerabilidade social, público considerado mais exposto a transtornos emocionais e ao risco de automutilação. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 720 mil pessoas tiram a própria vida todos os anos, sendo esta a terceira principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos.

Em Salvador, as atividades estão concentradas no bairro da Liberdade, em parceria com escolas estaduais. Psicólogos e assistentes sociais conduzem oficinas de acolhimento e rodas de conversa. “Tem chamado nossa atenção o grau elevado de ansiedade entre os jovens. Ajudá-los a distinguir situações normais de ansiedade de casos mais graves pode fazer toda a diferença na prevenção de um desfecho trágico”, destacou Fábio Alves, coordenador do coletivo local.

A programação já passou pelo Colégio Estadual Tereza Conceição Menezes e segue, até o dia 19, no Colégio Estadual Rubén Dário, chegando ao Duque de Caxias entre 23 e 26 de setembro. O diretor do Rubén Dário, Antônio Pimenta, avalia que a parceria “impacta diretamente na redução da evasão escolar, na melhoria do rendimento acadêmico e na diminuição da violência no ambiente escolar”, reforçando o vínculo entre estudantes e professores.

Em Feira de Santana, os Coletivos Bahia pela Paz Conceição e Mangabeira organizam encontros temáticos. No bairro Conceição, a iniciativa “Cuidar de si e do outro” reúne famílias, jovens e profissionais para rodas de conversa e debates sobre saúde mental. Já em Mangabeira, o projeto Conexão Mangabeira aborda neste mês a “Saúde Mental da População Negra”, com atividades que vão de rodas de diálogo à oferta de serviços sociais e de saúde, como o CRAS e o CAPS II.

As programações em ambos os municípios apostam no diálogo como ferramenta estratégica para fortalecer a saúde mental da juventude. A expectativa dos organizadores é que as ações ampliem a rede de apoio e ajudem a identificar sinais de sofrimento psicológico ainda no ambiente escolar e comunitário, promovendo não apenas a prevenção do suicídio, mas também a melhoria da qualidade de vida dos participantes.

SERVIÇO

Salvador
– Setembro Amarelo – Coletivo Bahia pela Paz – Liberdade

Onde: Colégio Estadual Rubén Dario. End. Avenida San Martin, 342.
Quando: 16 a 19\09, manhã, das 9h às 11h; tarde, das 14h às 16h.

Onde: Colégio Estadual Duque de Caxias. End.: Estr. da Liberdade, s/n.
Quando: 23 a 26\09, manhã, das 9h às 11h; tarde, das 14h às 16h.

Feira de Santana
– Ciclo “Cuidar de si e do outro” – Coletivo Bahia pela Paz Conceição
Onde: Coletivo Bahia pela Paz Conceição – Rua Gameleira, 22 – Bairro Conceição.
Quando: 17 e 18/09, às 14h; 19/09, às 9h.
Contato: (75) 9 8169-0603

– Conexão Mangabeira – “Saúde Mental da População Negra” – Coletivo Bahia pela Paz – Mangabeira
Onde: Associação São Brás – Rua Campinorte, 70 – Mangabeira
Quando: 25/09, às 13h30
Contato: (75) 9 8168-9873

Siga a gente no Insta | Face | TwitterYouTube | Whatsapp.

Acompanhe o Panorama da Bahia no Google Notícias e fique sempre bem informado.

Notou algum erro no texto acima? Por favor, nos informe clicando aqui.

Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

VEJA TAMBÉM

error: Conteúdo protegido.