CODECON reforça fiscalização no Carnaval e reduz notificações em 18%

Órgão intensificou inspeções e distribuiu material educativo para foliões e comerciantes

CODECON reforça fiscalização no Carnaval e reduz notificações em 18%
Foto: Ascom/CODECON
Foto: Ascom/CODECON

A Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (CODECON), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEMOP), intensificou a fiscalização durante o Carnaval 2025 para garantir relações de consumo seguras. Ao todo, 1.576 estabelecimentos foram vistoriados, resultando em 136 notificações e três autuações. O número de infrações caiu 18% em relação ao ano passado, com problemas mais recorrentes como falta de preços visíveis, ausência do Código de Defesa do Consumidor (CDC) e falhas de higiene e acessibilidade.

A diretora da CODECON, Talita Vilarinho, atribuiu a queda das infrações às ações educativas do órgão. “O reforço da fiscalização é essencial para proteger os consumidores, mas nosso trabalho vai além, com programas educacionais que orientam fornecedores e consumidores. Os números mostram que as ações estão surtindo efeito”, destacou. Além da fiscalização em camarotes, bares e shoppings, foram distribuídos 5.000 panfletos educativos em português, inglês e espanhol, ampliando a conscientização entre brasileiros e turistas.

A Central Municipal de Atendimento ao Consumidor, localizada na Rua Chile, Centro, retomará os atendimentos presenciais na quinta-feira (6 de março), das 8h às 17h. Para denúncias ou agendamentos, os consumidores podem acessar o site da CODECON (clique aqui).

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