Search
Close this search box.
Anuncie no PB Branco

Codecon autua cinco estabelecimentos no primeiro dia de fiscalização sobre Sacolas Recicláveis

Operação visa garantir cumprimento da lei que obriga fornecimento gratuito de sacolas recicláveis em Salvador

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon) iniciou nesta segunda-feira (15) uma operação de fiscalização para assegurar o cumprimento da Lei nº 9699/23, modificada pela Lei nº 9817/2024, que obriga os estabelecimentos comerciais de Salvador a fornecerem sacolas recicláveis gratuitas e a expor essa informação de forma clara aos consumidores.

“Estamos atuando para garantir o cumprimento da lei em todos os estabelecimentos de Salvador. Além da gratuidade, os lojistas precisam fornecer alternativas recicláveis e que suportem os produtos, para garantir um transporte seguro. É válido ressaltar que as caixas de papelão não podem ser a única opção ofertada”, informou a diretora-geral da Codecon, Talita Vilarinho. Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.

No primeiro dia de fiscalização, cinco estabelecimentos foram notificados por não estarem em conformidade com a nova legislação. Os comerciantes que não cumprirem a norma estão sujeitos a penalidades, incluindo notificações e autuações em caso de reincidência, com multas que podem variar de R$ 900,00 a R$ 9 milhões.

A legislação exige que os comerciantes utilizem sacos e sacolas plásticas recicláveis ou reutilizáveis, conforme as especificações da Norma Técnica NBR 14.937 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). As sacolas devem conter informações sobre o peso e o valor suportados, bem como o nome e o CNPJ do fabricante, de acordo com as especificações da ABNT. Além disso, os estabelecimentos são obrigados a exibir placas informativas que declarem a oferta gratuita das sacolas. Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.

Em caso de descumprimento, os consumidores podem acionar a Codecon através dos canais oficiais: aplicativo Codecon Mobile, aplicativo Fala Salvador, site (clique aqui), portal Fala Salvador (clique aqui) ou através da Central de Atendimento Disque Salvador – 156. A Central Municipal de Atendimento ao Consumidor funciona de segunda a sexta-feira, em dias úteis, das 8h às 17h, na Rua Chile, nº 3, Centro.

Siga a gente no Insta | Face | TwitterYouTube | Whatsapp.

Acompanhe o Panorama da Bahia no Google Notícias e fique sempre bem informado.

Notou algum erro no texto acima? Por favor, nos informe clicando aqui.

Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE

PODCAST

REDES SOCIAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido.