A Coalizão Negra por Direitos, que reúne mais de 200 entidades, inicia nesta terça-feira (16) a campanha “Quilombo nos Parlamentos Eleições 2024” em Brasília. A iniciativa visa aumentar o número de prefeitos e vereadores negros comprometidos com o combate às desigualdades e ao racismo, além de promover um projeto democrático para o país.
Fundada em 2019, a Coalizão Negra por Direitos envolve diversas associações e organizações, denunciando desigualdade e violência contra pessoas negras. O lançamento da campanha inclui um debate sobre o sistema político brasileiro e a apresentação de um manifesto com diretrizes da Coalizão para o processo eleitoral. Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.
A campanha pretende mapear e apoiar candidaturas de pessoas negras alinhadas com agendas de justiça racial, de gênero, climática e econômica. Em 2022, uma iniciativa similar resultou na eleição de 29 candidatos apoiados pela Coalizão. Além disso, no ano passado, a Coalizão promoveu uma campanha em parceria com o Instituto de Defesa da População Negra, reivindicando a nomeação de uma mulher negra para o Supremo Tribunal Federal, cargo que acabou sendo preenchido por Flávio Dino.