Foto: Reprodução/YouTube
O ex-ministro e ex-governador do Ceará, Ciro Gomes, formalizou nesta quarta-feira (22) sua filiação ao PSDB, em uma cerimônia realizada em um hotel de Fortaleza. O ato contou com a presença de lideranças políticas da oposição ao governador Elmano de Freitas (PT), incluindo o ex-governador Tasso Jereissati (PSDB) e o ex-prefeito Roberto Cláudio (União Brasil).
Durante o evento, Ciro agradeceu o apoio das lideranças tucanas e afirmou que o momento marca um “recomeço” em sua trajetória política. “Muito obrigado, do fundo do meu coração, às lideranças que qualificam e põem em grande altitude a singeleza desse ato do meu recomeço de vida pública”, declarou. O político também destacou Roberto Cláudio como um nome preparado “para ser o futuro governador do Ceará”.
Nos bastidores, o retorno de Ciro ao PSDB reacendeu especulações sobre uma possível candidatura ao governo estadual em 2026, embora ele não tenha confirmado essa intenção. O ex-prefeito José Sarto Nogueira, que participou da cerimônia, foi anunciado como presidente municipal do PSDB em Fortaleza e pré-candidato a deputado federal. Já Ciro assumirá a presidência estadual do partido.
O evento também contou com a presença do deputado federal André Fernandes (PL), que ressaltou pontos de convergência com o novo filiado tucano. “Não tenho dúvida de que não só eu, mas a maioria dos integrantes do PL tem sim divergências com Ciro Gomes. Mas a gente tem que entender o momento. Hoje a gente está convergindo muito mais do que tendo divergência”, afirmou. Ciro já havia integrado o PSDB na década de 1990, período em que foi eleito governador do Ceará pela sigla.
Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br