Search
Close this search box.
Anuncie no PB Branco

Chuvas na capital baiana atingem maior volume em três décadas

Dados da Defesa Civil de Salvador revelam impacto das precipitações e medidas adotadas em resposta aos temporais

Foto: Luciano Barreto/PB
Foto: Luciano Barreto/PB

O volume de chuvas registrado na primeira quinzena de abril na capital baiana alcançou o patamar mais elevado dos últimos 30 anos, conforme informações divulgadas pela Defesa Civil de Salvador (Codesal). De acordo com os dados, os 15 dias iniciais deste mês acumularam 529,8 milímetros de chuva, superando marcas históricas anteriores, como em 2010 (356,3 mm) e 1994 (276,7 mm).

As precipitações ultrapassaram significativamente as expectativas climatológicas para o período, que era de 284,9 mm para o mês de abril. Esse fenômeno foi acompanhado por um sistema de baixa pressão e avanço de uma frente fria sobre o oceano Atlântico, resultando em chuvas intensas e em diferentes horários ao longo da semana. Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.

Segundo a Codesal, as cinco áreas mais afetadas foram Pituba-Parque da Cidade, Ondina, Liberdade-Vila Sabiá, Calçada e Campinas de Brotas. Em resposta aos riscos de deslizamentos de terra, o órgão ativou o “nível de alerta” e intensificou medidas preventivas, incluindo o acionamento de sirenes em comunidades vulneráveis.

“A cidade tem enfrentado os desafios das chuvas graças ao trabalho contínuo de prevenção realizado pela Prefeitura”, conforme destacou o diretor geral da Codesal, Sosthenes Macêdo. A operação coordenada pela Codesal, em conjunto com outros órgãos municipais, está em pleno funcionamento, atendendo às demandas da população e buscando garantir a segurança durante o período chuvoso.

As medidas adotadas incluem investimentos em infraestrutura, tecnologia, limpeza e manutenção urbana. Isso abrange desde a ampliação do parque tecnológico da rede de monitoramento até ações como enlonamento de encostas, poda e plantio de árvores, dragagem de canais e desobstrução de sistemas de drenagem. Além disso, estão em andamento obras de contenção de encostas para minimizar os impactos das chuvas e proteger as comunidades vulneráveis da cidade.

Siga a gente no Insta | Face | TwitterYouTube | Whatsapp.

Acompanhe o Panorama da Bahia no Google Notícias e fique sempre bem informado.

Notou algum erro no texto acima? Por favor, nos informe clicando aqui.

Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE

PODCAST

REDES SOCIAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido.