Diante das fortes chuvas que atingem Salvador, a vice-prefeita Ana Paula Matos (PDT) acompanhou nesta sexta-feira (2) o trabalho da Defesa Civil (Codesal) na sede do órgão. “Estamos em nível de atenção, com todas as equipes mobilizadas e atuando 24 horas por dia para preservar vidas”, afirmou. Com acumulados de chuva que ultrapassam 100 mm em algumas regiões, a prefeitura intensificou as ações de resposta e prevenção.

Segundo o diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, Salvador tem enfrentado eventos climáticos com mais preparo graças ao Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme (Cemadec) e ao Centro de Pesquisas da Defesa Civil (Cepdec). “A prioridade da Defesa Civil é clara: preservar vidas”, reforçou. Em 24 horas, foram registradas 100 ocorrências, entre ameaças de deslizamento e desabamento.
As equipes estão em campo realizando vistorias em locais críticos, como Mamede, Moscou, Bosque Real e Mangabeira. A coordenadora Gabriela Morais explicou que os técnicos verificam rachaduras, muros inclinados e movimentação de massa. A Codesal também utiliza o modelo meteorológico WRF, considerado de alta precisão para o clima da capital baiana, o que melhora a eficácia das ações.
A Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar) alertou sobre os riscos do banho de mar durante o mau tempo, especialmente nas praias de Jaguaribe, Piatã e Itapuã. “O mar fica mais perigoso com ondas fortes, baixa visibilidade e risco de raios. O ideal é evitar entrar na água e procurar abrigo”, explicou Kailani Dantas. A Codesal segue com plantão 24h e pode ser acionada gratuitamente pelo número 199.