Salvador enfrenta um cenário de chuvas intensas neste final de semana, com o acumulado nas últimas 48 horas superando os 120 mm, muito acima da média climatológica de janeiro, que é de 79,9 mm. Segundo o Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil (Cemadec), os maiores registros ocorreram na Ilha de Bom Jesus dos Passos (123,6 mm), Ilha dos Frades (92,88 mm) e Itapuã (89,0 mm). As chuvas são resultado de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) sobre a região.
O diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, alertou para os riscos de deslizamentos e desabamentos devido ao solo encharcado. “Se observar qualquer cenário de risco, afaste-se imediatamente e disque 199”, orientou. Ele destacou que equipes de engenheiros, arquitetos e geólogos estão realizando vistorias em campo e que o Cemadec segue monitorando as condições meteorológicas para emitir alertas à população.
Até o momento, foram registradas 80 solicitações por meio do número 199, incluindo 29 ameaças de desabamento e 28 de deslizamento de terra. A previsão do tempo indica céu nublado com chuvas moderadas a fortes, acompanhadas de raios e trovoadas até terça-feira (14). Na quarta-feira (15), o tempo deve permanecer nublado com chuvas moderadas ao longo do dia.
Alertas – A Codesal reforça a importância de cadastrar o CEP pelo número 40199 para receber alertas de risco gratuitamente por SMS e WhatsApp. O serviço busca manter a população informada e preparada para lidar com os impactos das chuvas.
>> Veja também: Sosthenes Macêdo destaca preocupação com frente fria prevista para Salvador.
Assista 30 minutos de chuva no trânsito de Salvador: