Search
Close this search box.

Chuva: Sirene de emergência é acionada em duas comunidades de Salvador

Segundo a Codesal, da meia-noite até as 9h desta segunda-feira (18) foram registradas 66 ocorrências na cidade

Chuva: Sirene de emergência é acionada em duas comunidades de Salvador
Foto: Luciano Barreto/PB
Foto: Luciano Barreto/PB

Duas comunidades de Salvador tiveram as sirenes de emergência acionadas pela Defesa Civil de Salvador (Codesal), na manhã desta segunda-feira (18): Voluntários da Pátria, no Lobato, e Vila Picasso, em Capelinha de São Caetano. As localidades apresentaram acumulado de chuva de 150mm durante as últimas 72h, chegando ao nível de alerta máximo, e a previsão atual é de chuva forte na cidade, o que resultou no acionamento do sistema.

Outras cinco localidades também podem ter a sirene acionada: Mamede (Alto da Terezinha), Bom Juá, Calabetão, Moscou (Castelo Branco), Pedro Ferrão (Liberdade), Baixa do Cacau (São Caetano). Isso porque o índice pluviométrico nessas localidades está próximo a 150mm.

“Nesses últimos dias, contabilizamos grandes acumulados em diversos bairros da capital. A média histórica para o mês de abril é de 284,5mm. Há bairros, a exemplo de Mirantes de Periperi, com mais de 180mm em apenas três dias. Isso é motivo de muita atenção. Depois de 72h de grandes acumulados de chuva, o solo está encharcado e fica suscetível à ruptura dos taludes”, alertou o diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo.

Balanço – Da meia-noite até as 9h desta segunda-feira (18) foram registradas 66 ocorrências na cidade, sendo 15 ameaças de deslizamento, 12 deslizamentos de terra, dez avaliações de imóvel alagado, sete infiltrações, sete ameaças de desabamento, quatro árvores ameaçando cair, quatro avaliações de área, duas ameaças de desabamento de muro, duas árvores caídas, um desabamento de imóvel, um desabamento de muro e uma pista rompida.

Contato – Em caso de emergência, a exemplo de alagamentos, deslizamentos, rachaduras e ameaças de desabamento, o cidadão deve buscar ajuda imediata da Codesal, através do número gratuito 199. É importante que os cidadãos informem com a máxima precisão o endereço e a situação no local, para que as equipes possam fazer o atendimento o mais rápido possível.

Siga a gente no Insta | Face | TwitterYouTube | Whatsapp.

Acompanhe o Panorama da Bahia no Google Notícias e fique sempre bem informado.

Notou algum erro no texto acima? Por favor, nos informe clicando aqui.

Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br

Tags: # #

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

PODCAST

REDES SOCIAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido.