O município de Itacaré firmou uma parceria com o Centro Público de Economia Solidária (Cesol) Litoral Sul para realizar uma feira de economia solidária em janeiro de 2025, na praça das Mangueiras. A iniciativa reunirá artesãos e produtores apoiados pelo Cesol, oferecendo um espaço para comercialização, troca de experiências e fortalecimento dos empreendimentos econômicos solidários.
“Este projeto visa aproveitar o período de alta temporada em Itacaré para aproximar artesãos e produtores do consumidor local e dos turistas, possibilitando trocas de saberes e divulgação dos produtos para o fortalecimento da comercialização e geração de renda para os empreendimentos econômicos solidários”, destacou Bárbara Aragão, coordenadora geral do Cesol.
A reunião para oficializar a parceria contou com o atual prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, o prefeito eleito, Nego de Saronga, e representantes do Cesol e da Secretaria de Turismo. O evento, planejado para coincidir com a alta temporada, busca integrar a economia solidária ao turismo da região, promovendo a agricultura familiar e a economia criativa. “Será apresentado um cardápio de itens produzidos pela agricultura familiar e economia solidária de Itacaré e do Litoral Sul, fortalecendo ainda mais a economia local”, afirmou o secretário de Turismo, Marcos Japu.
Além de fomentar a geração de renda, a feira pretende promover integração comunitária e visibilidade às iniciativas locais, articulando esforços entre poder público, sociedade civil e setor privado. O projeto reflete o compromisso de Itacaré em aliar desenvolvimento econômico e valorização cultural ao potencial turístico da região.
📲 Fique sabendo primeiro. Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.
O Cesol
Os Cesols são equipamentos públicos e parte integrante da política pública de economia solidária da secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia – Setre. Por meio dos Cesols, associações, cooperativas e grupos socioprodutivos são acompanhados e participam de formações e orientações técnicas para o aprimoramento de sua produção com foco no acesso a mercados, geração de renda e troca de saberes. O Cesol incentiva e apoia empreendimentos na participação de feiras e eventos para fomentar a economia solidária e promover o trabalho de artesãs e produtores da agricultura familiar e economia solidária.