O prefeito de Salvador, Bruno Reis, anunciou nesta quinta-feira (27) um conjunto de ações de habitação que está em curso na região do Centro Histórico, tendo como objetivo principal restaurar casarões abandonados e disponibilizá-los para moradia.

Segundo o gestor, a Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF) já realizou estudos e identificou cerca de 3 mil casarões que apresentam problemas estruturais ou necessitam de reparos nas fachadas. Três projetos estão em desenvolvimento: um em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), outro com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e outro em parceria com o mercado privado.
>> Veja também: Para estimular movimento, Prefeitura vai liberar ocupação comercial nas estações do BRT •
Também nesta quinta, foi anunciada a criação do Distrito Cultural do Centro Histórico e do Comércio, uma subdivisão administrativa especial que terá autonomia para gerir políticas públicas, inclusive as de habitação. A zona abrange a área que vai da Gamboa, passando por Barroquinha, Pelourinho, Comércio até o Santo Antônio Além do Carmo.