Search
Close this search box.

Casa das Histórias e Arquivo Municipal de Salvador são inaugurados, resgatando a memória da capital baiana

Equipamentos destacam a contribuição negra e indígena, promovendo uma narrativa inclusiva sobre os quase cinco séculos da cidade

Casa das Histórias e Arquivo Municipal de Salvador são inaugurados, resgatando a memória da capital baiana
Foto: Valter Pontes/PMS
Foto: Valter Pontes/PMS

Salvador celebrou, nesta segunda-feira (29), a entrega oficial da Casa das Histórias de Salvador (CHS) e do Arquivo Municipal, marcos históricos que prometem redefinir a narrativa da cidade. Em uma cerimônia presidida pelo prefeito Bruno Reis (UB), o evento contou com a presença do secretário da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), Pedro Tourinho, autoridades municipais e imprensa.

No discurso de inauguração, o prefeito destacou a importância dos novos equipamentos para a preservação da memória não apenas da capital baiana, mas também do Brasil. O CHS, localizado no Comércio, em um casarão centenário totalmente revitalizado, foca na contribuição de pessoas negras e indígenas para a formação da cidade. O investimento municipal no complexo ultrapassou R$ 93 milhões.

“Eles vão marcar de forma definitiva a história de nossa cidade. A Casa das Histórias era aquele casarão abandonado do passado e que agora virou um dos mais bonitos de Salvador, e ainda estamos inaugurando esse prédio de 12 andares, que foi totalmente construído. Um povo que não preserva seu passado não tem como construir o seu presente e o seu futuro. Está aí a nossa história para os nossos filhos”, declarou o prefeito.

Com quatro andares, a Casa das Histórias proporcionará uma imersão na história de Salvador, explorando festas populares, acervo do Arquivo Público Municipal e experiências sensoriais. O Arquivo possui mais de 4 milhões de documentos digitalizados, resgatando a história de Salvador, da Bahia e do Brasil. O secretário Pedro Tourinho ressaltou que a CHS é o espaço onde a cidade conta sua própria história, convidando os visitantes a refletir sobre os sentidos da memória e do futuro da capital.

As “Escadas do Patrimônio” interligam os andares, exibindo em 600 azulejos a riqueza histórica e cultural de Salvador. A curadoria de José Eduardo Ferreira Santos, fundador do Acervo da Laje, trouxe 50 imagens de cenas e ícones da cidade. A CHS também se destaca pela acessibilidade, com peças elaboradas para favorecer a visita de pessoas com deficiência visual.

A Casa das Histórias funcionará de terça a domingo, das 10h às 18h, com ingressos gratuitos até 31 de março, disponíveis pelo Sympla.

Siga a gente no Insta | Face | TwitterYouTube | Whatsapp.

Acompanhe o Panorama da Bahia no Google Notícias e fique sempre bem informado.

Notou algum erro no texto acima? Por favor, nos informe clicando aqui.

Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE
master banner

PODCAST

REDES SOCIAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido.