Search
Close this search box.
,

Capacitação em Business Intelligence na ba.gov.br amplia eficiência dos serviços na Bahia

Plataforma fortalece análise de dados e facilita acesso a serviços públicos para o cidadão

Foto: Wuiga Rubini/GovBA
Foto: Wuiga Rubini/GovBA

Servidores de diversas secretarias do Governo da Bahia participaram nesta quinta-feira (31) de uma capacitação em Business Intelligence (BI) na sede da Prodeb, com o objetivo de integrar dados e melhorar a eficiência dos serviços oferecidos pelo portal ba.gov.br. Segundo o diretor de Transformação Digital da Saeb, Igor Takenami, essa gestão de dados é essencial para o sucesso da transformação digital. “Com uma governança sólida, esses dados geram informações valiosas para decisões que impactam diretamente a população”, explicou Takenami, destacando que a estrutura integrada ajudará na análise de cenários em tempo real.

Anuncie no PB Branco

Para o diretor-executivo da Prodeb, José Rebouças, capacitar os servidores na importância dos dados é fundamental para modernizar a administração pública. “Não se trata apenas de reunir informações, mas de usá-las para ganhos de eficiência e precisão”, destacou. Ele afirmou que a criação de uma cultura de dados precisa ser constante, com atualizações frequentes para acompanhar a evolução das tecnologias de tratamento de dados e responder de forma ágil às demandas sociais.

O coordenador-executivo de Mídias Digitais da Secom, Glauber Morais, enfatizou que o sucesso do ba.gov.br depende da integração entre secretarias, promovendo uma gestão compartilhada dos dados. “Queremos que os servidores tenham autonomia para usar ferramentas de análise, melhorando a agilidade e comunicação dos serviços”, disse. Entre os serviços mais acessados, estão o licenciamento de veículos e a consulta de CNH, com milhões de acessos, demonstrando a alta demanda pelo portal.

Anuncie no PB Branco

Grimaldo Oliveira, coordenador de dados da Prodeb, destacou que a alfabetização de dados é essencial para atender as necessidades dos cidadãos. “Os servidores precisam conhecer as demandas para ajustar os serviços de acordo com as necessidades da população”, comentou. Já o gerente de Transformação Digital da Saeb, Anderson Barbosa, ressaltou que esses treinamentos possibilitam uma avaliação precisa dos serviços, otimizando o backoffice e tornando o atendimento mais intuitivo e eficaz para a população baiana.

Siga a gente no Insta | Face | TwitterYouTube | Whatsapp.

Acompanhe o Panorama da Bahia no Google Notícias e fique sempre bem informado.

Notou algum erro no texto acima? Por favor, nos informe clicando aqui.

Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE

PODCAST

REDES SOCIAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido.