As equipes das 1ª (Pernambués), 10ª (Candeias), 15ª (Itapuã), 39ª (Boca do Rio), 49ª (São Cristóvão) e 52ª (Lauro de Freitas) Companhias Independentes da Polícia Militar (CIPMs), além da 1ª Companhia do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) e do 18º Batalhão de Polícia Militar (Centro Histórico), começaram nesta terça-feira (11) a usar as Câmeras Corporais Operacionais (CCO). Estes dispositivos são parte de um esforço contínuo para aumentar a transparência das operações policiais.
No total, 602 câmeras de proteção individual foram distribuídas entre as unidades mencionadas. Esse lançamento segue a iniciativa de maio deste ano, quando a Polícia Militar implementou o uso das CCOs nas CIPMs de Pirajá, Tancredo Neves e Liberdade, equipando as forças com 448 câmeras. Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.
Os equipamentos têm como principal função registrar de forma transparente e segura as atividades policiais, sem possibilidade de interrupção ou violação das imagens e sons captados. As gravações iniciam automaticamente assim que a câmera é retirada da base de carregamento e acoplada à farda do agente.
Destinadas exclusivamente ao serviço operacional, as câmeras corporais são utilizadas apenas por profissionais devidamente treinados, sendo proibida a captura de imagens e áudios que não se relacionem diretamente com as operações de Segurança Pública.